Empreendedorismo Corporativo

Empresas gigantes como Google, Apple ou Facebook inovam e se adequam ao mercado com extrema agilidade e assertividade. Mas como fazem isso? Essas empresas estimulam o empreendedorismo corporativo. Mesmo sendo organizações enormes suas equipes, funcionam como uma eterna start up. Processos internos fazem com que seus funcionários tenham liberdade para empreender dentro da própria empresa. Esse movimento de comprovado sucesso é o que se denomina de empreendedorismo corporativo.

Sei que parece incoerente essa ideia de empreender dentro de uma empresa. Isso acontece porque se criou uma imagem ideal de empreendedor. Ele é um jovem, recém saído da universidade, com ideias inovadoras, cheio de iniciativa, independente e que quer mudar o mundo (ááááaá ele também é magro e bonito, segundo as capas de revista). Pois bem, voltando ao mundo real vamos a algumas verdades que precisam ser ditas. A pessoa com esse perfil aí, pode estar dentro da sua empresa hoje, pode ser um integrante da sua equipe. E tem mais, ele pode não ser tão jovem assim, adorar a empresa que trabalha, mas, também ter várias ideias e iniciativas que podem contribuir e muito para os negócios da empresa.

Nós entendemos que empreender é uma forma de pensar e agir. É não se conformar com a realidade, é botar pra fazer, é ser competitivo e realizar. Que empresa não gostaria de pessoas com esse perfil na sua própria equipe? Ter a própria empresa é uma das formas de se empreender. Por isso o empreendedorismo corporativo vem ganhando cada vez mais força no mundo.

Esse movimento não acontece por conta própria na empresa. É preciso criar processos e ter o envolvimento das lideranças nesta causa. Os funcionários não vão se reunir em um horário após o expediente e criar um novo produto ou processo para a empresa. E se eles fizerem isso meu caro, CUIDADO eles podem estar planejando o próprio negócio. Já vi isso acontecer em uma grande empresa. 60% de uma equipe de marketing saiu para montar sua própria agencia. Em tempos de retenção de talentos é bom pensar nisso.

Existem várias estratégias para se desenvolver o empreendedorismo corporativo. Nós recomendamos iniciar o processo com workshops temáticos. Através de seus conteúdos, esses eventos vão nivelar e prover as ferramentas necessárias para a equipe começar a aplicar na prática esse conceito. Seja para resolver problemas internos ou para criar novos produtos ou serviços, o empreendedorismo corporativo é a grande solução para as empresas se manterem inovadoras e necessárias para seus clientes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s