O que é BootStrapping?

Qualquer um que decida iniciar um negócio com pouco dinheiro é adepto dobootstraping.  Do inglês, essa palavra foi criada para definir um acessório que ajuda a calçar uma bota. Isso mesmo, aquele pedaço de pano ou couro na parte de trás do sapato. A partir daí a palavra recebeu diversos significados metafóricos – um deles para o financiamento de uma empresa.

Bootstrapping é uma das maneiras mais eficazes e de baixo custo para o empreendedor que precisa garantir um “fluxo de caixa” positivo, pois significa menos dinheiro sendo emprestado e custos reduzidos. É uma maneira extremamente válida para qualquer fase de crescimento de um negócio quando você simplesmente não tem o dinheiro para isso.

Como financiar o empreendimento é uma grande decisão para a maioria dos empreendedores, a decisão a ser feita é entre financiamento próprio ou externo através de capital de risco. As implicações de cada decisão são significativas.

A maneira como você financiará sua empresa determinará suas chances de sucesso, as suas perspectivas de longo prazo, e, finalmente, o seu relacionamento com a empresa.Bootstrapping não é fácil e nem sempre fascinante, mas o empreendedor é de certa maneira forçado a ser ainda mais eficiente, mais criativo e mais forte e aqui está o porquê:

1. A Liberdade Criativa

A liberdade criativa e executiva que os empreendedores têm no início de seus projetos é inestimável. O Bootstrapping em uma empresa em seus estágios iniciais, com os seus próprios recursos, protege a liberdade sem (muitas vezes sufocante) a prestação de contas externa. Quando você começar será a voz da empresa – e também o criador.

Mesmo se complementar com financiamento externo ao longo do caminho, obootstrapping lhe dará muito mais controle sobre o seu próprio negócio nestes dias iniciais. Veja estes casos de empreendedores que começaram com seus próprios recursos.

2. Ser Menor É Ser Mais Detalhista

Com menos capital para trabalhar, você será forçado a começar pequeno, testar suas hipóteses com cuidado e em seguida, ampliar. Ao longo do caminho, você aprenderá sobre seus produtos, mercados e clientes mais detalhadamente. E se você cometer erros – como todos os empresários – quase certamente será de menor escala e impacto. Enquanto isso, você aprenderá a se tornar um empreendedor mais vigilante. Leia o caso de Joy Mangano.

3. Produtos Melhores com Bootstrapping

Outra vantagem de um orçamento limitado é um foco maior em seus produtos e serviços. A pressão de um orçamento reduzido irá forçá-lo a obter seus produtos com um melhor custo benefício. Quando cada último real importa, você precisará prestar atenção aos seus clientes e suas necessidades através da construção de uma oferta melhor. Essa visão e dedicação aumentará também a probabilidade de geração de receitas e a construção de uma marca mais rápida. Mas atenção! Tome cuidado paranão cometer estes erros.

4. Recompensas Por Ser Um Empreendedor Bootstrapper

Como um empreendedor bootstrapper e fundador da empresa, você será o único acionista original. Como resultado, irá manter maior controle sobre suas finanças.

O Bootstrapping também alinha seus incentivos com o sucesso da empresa: se o empreendimento falhar, você também falhará, mas se sua empreitada for bem-sucedida, terá sucesso, com muitos méritos. No Bootstrapping você também mantém o controle e outros investidores não irão reclamar ou impedir decisões importantes que devem ser feitas desde o primeiro dia. Porém, você deve se preparar e ter uma administração organizada. Aqui temos algumas dicas importantes para você.

5. Decisões Mais Inteligentes

Você raramente será tão cauteloso com o dinheiro de outras pessoas como você será com o seu próprio dinheiro. O Bootstrapping certamente irá torná-lo um melhor gerente e incentivá-lo a crescer o seu negócio de forma mais inteligente. Aprender a fazer mais com menos é uma das habilidades mais importantes que um empreendedor pode ter. Essa habilidade não é a única, mas é um princípio-chave para os negócios no século 21. Leia também sobre estas outras características que um empreendedor deve buscar.

Conclusão

Verdade seja dita, bootstrapping não é fácil. Envolve riscos e situações imprevistas tanto quanto um investimento externo, empréstimo bancário ou outro tipo de capital contratado para o início da empresa. Todos eles requerem muito trabalho e possuem suas expectativas de sucesso e taxas de retorno de capital. A única coisa certa é quebootstrapping é a melhor forma de iniciar um negócio, da maneira que você, e somente você, quiser.

Fonte:
http://www.superempreendedores.com/startups/5-vantagens-do-bootstrapping/

Por:

Diana Morgado, 25, é formada em relações internacionais, mora em Berlim e trabalha junto com o time de internacionalização do SmartBusinessPlan, a ferramenta de plano de negócios que auxilia o empresário a ter sucesso com a organização dos seus negócios e com o planejamento financeiro completo.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s