Muitos negócios, principalmente os pequenos, visualizam o investimento em marketing como uma meta, um objetivo, algo para médio e longo prazo ou para quando o negócio estiver maior. Contudo, tal fato representa que a significação do marketing e das ações comerciais estão na realidade sendo visualizadas como despesas. E se esse é o seu caso, vamos juntos refletir sobre alguns aspectos e sobre a importância de se quebrar essa barreira entre despesas x investimentos.

As despesas são todos os gastos relativos a administração da empresa como a área comercial, equipe de marketing, desenvolvimento de produtos e o financeiro, ou seja, são os gastos que a empresa precisa ter para manter a estrutura funcionando, porém não contribuem diretamente para geração de novos itens que serão comercializados.

Os investimentos, por sua vez, podem ser visualizados como direcionamentos financeiros que possuem por objetivo gerar mais renda. Por exemplo: um investimento financeiro tem por objetivo rentabilizar juros e consequentemente aumentar o caixa financeiro da empresa. Já um investimento em marketing ou ações comerciais possuem por objetivo gerar mais vendas recuperando assim o capital investido e obtendo resultado superior ao tradicional, ou seja, sem que seja necessário realizar qualquer ação.

Ações comerciais bem planejadas e que dialoguem com o público-alvo em questão possuem diversos benefícios para o negócio como por exemplo: mais vendas, revendas, fidelização de clientes, retenção do cliente, indicações, entre outros. Dito isso, vale ressaltar que quando estamos falando de ações comerciais não estamos apenas falando de posts ou panfletos, mas sim de toda a equipe estar bem treinada e em sintonia com a ação que está ocorrendo para que o cliente aproveite a experiência do início ao fim, potencializando assim o resultado efetivo da ação comercial.

Se quando as contas apertam o direcionamento financeiro para o marketing é o primeiro a ser eliminado, então é hora de avaliar a sua estrutura de negócio e o quanto você pode estar impactando o seu potencial de resultado.

Também é importante ressaltar que o investimento em marketing deve estar totalmente de acordo com a sua estrutura de negócio e o seu orçamento financeiro para que seja possível e viável realizar tais ações sem impactar o caixa da empresa. Sem se esquecer logicamente que em sua precificação deve estar incluído o retorno de investimento em marketing para que o seu negócio possa manter as ações ativas e em crescimento.

Transforme suas ações comerciais em resultados e invista no relacionamento com o seu cliente potencial com planejamento, organização e estratégia.

Texto por Aline Rodrigues – Consultora e Coaching Financeira no Investidor $/A, MBA- Gerenciamento Avançado em Finanças, Instrutora de Finanças Pessoais, Empresariais, Investimentos financeiros e Bolsa de Valores.

Por:
aline

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