Seu colaborador se paga?

Financial literacy means having the knowledge, skills and confidence to make responsible financial decisions. (CNW Group/Financial Consumer Agency of Canada)

Uma das primeiras decisões que o empreendedor/empresário possui ao sentir que precisa de mais suporte para atender seus clientes e/ou para se posicionar no mercado como uma empresa “estruturada” é a contratação de colaboradores.

Contudo, essa pode ser uma decisão crucial para o seu negócio, seja de fato para ele crescer e se desenvolver ou seja para fechar as portas em curto espaço de tempo. Aumentar faturamento e junto aumentar a estrutura de custos não pode ser uma questão comum e recorrente em seu negócio e dito isso, torna-se muito importante uma reflexão: “ O seu colaborador se paga?”.

É de extrema importância conhecer no detalhe o papel de um cada dentro do negócio, seja nas atividades e funções do dia a dia e seja também no faturamento do negócio em si, é preciso visualizar no fluxo de caixa do seu negócio cada colaborador, pois com essas informações será possível ao realizar o fechamento do mês compreender efetivamente o resultado de cada área ou profissional. Em geral, tal visualização se dá quando falamos de profissionais comissionados de vendas visto que tais profissionais ganharão sobre sua produção, contudo, é igualmente importante conhecer no detalhe a participação efetiva de cada colaborador em seu faturamento.

Dentro de uma unidade de negócio possuímos profissionais que possuem funções diretas na geração de receitas e que não necessariamente são comissionados para tal, por vezes são colaboradores que recebem um fixo mensal como profissionais que estão no atendimento ao cliente, área de vendas, área de marketing realizando campanhas e ações comerciais para gerar fluxo de clientes e outras áreas que atuam indiretamente como áreas administrativas, gestão de processos internos, contudo, vale ressaltar mais uma vez que é de grande importância buscar compreender o papel de cada colaborador no resultado do negócio e avaliar se o mesmo está se pagando ou está comprometendo o caixa da empresa.

Quando falamos de representação em resultados, estamos falando também a respeito de produtividade, afinal muitas empresas possuem colaboradores ineficientes e que impactam o caixa da empresa por falta de produtividade e em outros casos, em geral negócio bem pequenos e em estágio inicial o dono do negócio quer se tornar chefe ou gerente de equipe e começa a colocar profissionais em todas as áreas sem que seja realizado um planejamento adequado e uma análise de viabilidade e potencial de retorno com cada participante.  Você como empreendedor deve refletir não apenas na situação de caixa que uma vez que visualizar que não é mais possível manter o colaborador a demissão seja realizada, mas sim na carreira de seus colaboradores e o quanto você está diretamente sendo responsável por futuros desempregados por falta de planejamento e organização.

Com isso, separei 3 dicas super importantes para você:

1-      Avalie a sua precificação atual, estude-a e verifique se a mesma está de acordo com a sua estrutura de custos, impostos, preço de mercado e se oferece retorno ao negócio;

2-      Compreenda o seu ponto de equilíbrio e a capacidade produtiva por colaborador;

3-      Estruture indicadores de desempenho em seu negócio e faça avaliações recorrentes.

Compreenda melhor a sua estrutura de negócio, avalie o seu potencial produtivo e o potencial produtivo de seus colaboradores e vamos juntos construir empresas mais fortes e profissionais com carreiras mais sólidas e resultados efetivos.

Texto por Aline Rodrigues – Consultora e Coaching Financeira no Investidor $/A, MBA- Gerenciamento Avançado em Finanças, Instrutora de Finanças Pessoais, Empresariais, Investimentos financeiros e Bolsa de Valores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s