Venda valor e não um produto

Quando falamos em Marketing, um dos primeiros sentimentos que vem em nossa cabeça é que alguém quer vender algum produto – mesmo contra sua vontade – e quase sempre obtendo alguma vantagem sua.

Acontece que quando os fundamentos do Marketing são aplicados de forma correta, o sentimento que fica é outro. Quando trabalhamos bem, nossos clientes passam a nos encarar de outra maneira. Tenho o costume de falar que existem três pontos que, quando bem trabalhados, atingem este objetivo com mais facilidade.

O primeiro ponto é agregar valor

A tarefa de um profissional responsável pelo Marketing, independente do ramo de atuação, é criar valor no produto do cliente – um valor que deve ser maior do que o que os concorrentes entregam. Mas como?

Às vezes, agregar valor pode custar muito menos do que você pensa. Retornar ligações, pedir feedbacks, cumprir prazos e, acredite, até mesmo não esconder um problema pode agregar valor.

O seu produto deve atender à necessidade que seu cliente tem e sempre algo a mais. Entregar apenas o básico não faz você diferente dos demais.

O segundo ponto é mostrar diferencial

Qual vantagem o cliente terá em comprar seu produto e não o da concorrência? Isto está claro na comunicação feita? A atração pode vir de uma característica exclusiva do seu produto, em uma promoção pontual no canal de divulgação ou até mesmo no preço ofertado. O importante é ficar claro para o cliente de que maneira ele irá obter vantagem em comprar o seu produto.

O último ponto é foco no foco do seu cliente

Nunca se esqueça deste princípio, a sua empresa só existe para atender seus clientes, seus produtos devem atender as necessidades deles e não são eles que devem se adaptar às características do seu produto.

Estude seu cliente, conheça a realidade em que ele se encontra e suas necessidades, desejos, projetos e até mesmo seus sonhos. Sua empresa deve trabalhar em soluções que atendam a estes propósitos.

As organizações de sucesso atingem seus resultados porque aplicaram de forma correta estes pontos. Faça o mesmo em sua empresa e você vai ver seus clientes cada vez mais fiéis à sua marca.

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