Receba o ‘Não’ e entregue mais do que o ‘Sim’

 

É de amplo conhecimento que o mundo empresarial é competitivo, não importando o ramo de atuação de sua empresa, ressaltando a existência de setores submersos em competições mais acirradas que outros. Nessa cotidiana luta, as empresas se articulam, reinventam-se e algumas (talvez muitas) vezes encerram seus ciclos. Nesta percepção, destaca-se que um dos grandes males que o empreendedor iniciante sofre é a síndrome do ‘Não’. Muitos indivíduos decidem se aventurar como empreendedores (o que é extremamente sadio), mas sem a necessária preparação psicológica para receber o ‘Não’ como resposta aos seus projetos.


Diversos empreendedores mundialmente conhecidos como Steve Jobs, Larry Page, Bill Gates, Jeff Bezos, Fred Smith, entre outros, já receberam diversos ‘Nãos’ em suas vidas profissionais antes de decolarem para o êxito. A diferença é que souberam absorver aquelas respostas e seguir com foco na busca pela resposta positiva: o ‘Sim’. Conscientize-se de que, em regra, recebemos mais respostas negativas que positivas para ideias e projetos. Portanto é normal você receber um ‘Não’ como resposta. Logo, se pensa realmente em empreender, saiba que a cada resposta negativa que recebe, você estará mais perto da resposta positiva almejada. A persistência é uma importante e constante aliada do empreendedor de sucesso, até mesmo inseparável. É de bom grado lembrar que o objetivo maior como empreendedor não deve se encerrar ao receber o ‘Sim’, pois tal resposta apenas superou uma etapa de uma grande jornada empreendedora que nunca deve ter fim para aquele que decide ingressar no mundo do empreendedorismo. Se o cliente lhe contrata ou adquire o seu produto ou mercadoria, é importante prosseguir garantindo-lhe a sobrevida da relação empresarial estabelecida nos momentos posteriores àquela contratação ou aquisição.
Neste plano, temos a outra ponta da relação empreendedora que é a entrega do ‘Sim”. Para se tornar um empreendedor nato, como os grandes nomes já citados, além da inteligência emocional (recomendo a leitura do livro “Inteligência Emocional – A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, de Daniel Goleman) para receber o ‘Não’ diante de seus projetos e ideias, também é indispensável ser um empreendedor que entregue mais do que o ‘Sim’. Por entregar o ‘Sim’, entende-se entregar o resultado esperado para aqueles que o contratam. Neste contexto, para os projetos que terceiros acreditem que você possa entregar o resultado por eles esperado, a entrega do produto final daquelas propostas não lhes causará surpresa.
empreendedorismo expectativa
Então aquele ‘Sim’ para os clientes nada mais será do que o atendimento à expectativa deles, o que poderia ser feito por outra empresa que atue na mesma atividade. Por isso, para revelar quanto valor inovador sua empresa pode agregar a aquele cliente, é preciso se superar em seu output para surpreender o cliente, ultrapassando o provável e o levando ao inesperado com a entrega daquilo que seja mais do que o ‘Sim’. Logo, para que a sua entrega seja de qualidade, tornam-se imprescindíveis o planejamento, a disciplina, a organização, o capital humano e a atenção aos prazos.
Uma empresa sem foco, com apenas um objetivo imediato e sem objetivo mediato, sem planejamento, indisciplinada e desorganizada, com capital humano de baixa qualidade ou pouco capital humano e que não atende regularmente aos prazos, está fadada ao fracasso. Nesta seara, uma empresa com aquelas características irá se juntar a tantas outras que não conseguiram se estabilizar e expandir em, no máximo, dois anos de sua criação. Por concluir, se o seu intuito é empreender de modo competente e consistente, não importando o ramo de atuação do negócio que pretende criar ou o negócio que já possua, é preciso se tranquilizar e compreender que muitos ‘Nãos’ virão e que o seu tempo deve ser dedicado a prosseguir acreditando no ‘Sim’ para os seus projetos e ideias e no mais do que o ‘Sim’ para as suas entregas. O equilíbrio nesta relação de entradas e saídas de informações em sua mente fará com que a sua empresa se torne estável e sustentável.
Acredite, tranquilize-se e foque em seus resultados surpreendentes!

Autor: Professor Barragan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s