3 MOMENTOS DA COMPRA: TENHA UMA COMUNICAÇÃO DIFERENCIADA

Pense na seguinte situação: ao chegar em sua casa após um dia de trabalho cansativo, você finalmente terá aquele tempo para relaxar algumas horas e assistir ao seu programa de tevê preferido, antes de se deitar para dormir.

Um final de noite perfeito para recuperar as energias para o dia seguinte. Mas como nada pode ser tão fácil assim, ao chegar em casa você descobre que sua televisão parou de funcionar. Bem já estava na hora, afinal ela já tinha cerca de 10 anos e hoje o mercado possui uma infinidade de aparelhos com funcionalidades que te interessam faz tempo. Neste momento você começa a fazer uma pesquisa para a compra do seu novo aparelho.

Como você não compra uma tevê há muito tempo, começa a pesquisar uma série de características para a decisão. Desde funcionalidades básicas até as mais avançadas, como conectividade com a internet e resolução de tela. Após muita pesquisa, parece que você chegou a uma escolha que atende a tudo que precisa.

Chegou a hora de comprar o novo aparelho e você resolve fazer uma nova pesquisa, só que agora seu foco é lugares para comprar e principalmente condições de pagamento e entrega. Após muita pesquisa você encontra o local com as melhores condições e decide concretizar a compra.  Maravilha! Agora você pode enfim voltar a relaxar no final dos seus dias, assistindo seus programas favoritos na sua nova tevê.

Notou que o processo de compra se dividiu em 3 estágios?

Awareness: Quando você descobriu que tinha um problema e começou a querer achar uma solução para ele – tevê quebrou.

Consideration: Quando entendeu o problema e foi buscar algumas informações para resolvê-lo – pesquisa de características.

Decision: Quando está no momento da ação e decide o que fazer para resolver o problema – decisão da compra.

O processo de compra funciona exatamente desta forma na maioria dos casos. Cada consumidor passa por estes estágios e o empreendedor tem que compreender que esta jornada possui momentos diferentes e precisa de comunicações diferentes para atingir seu consumidor em cada um deles.

Usar o marketing digital requer atenção em cada um destes estágios. As empresas que deixam isso de lado acabam perdendo o cliente para a concorrência. Estude seus clientes e descubra uma forma de se comunicar com eles, criando conteúdo relevante para cada um dos estágios de compra e use a comunicação sempre a seu favor.

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