A Black Friday está morrendo – e isso é uma boa notícia

Não me leve a mal, a Black Friday ainda oferece várias promoções ótimas. Mas você realmente vai comprar uma televisão gigante, linda e barata? Sejamos realistas, a Black Friday não é mais o que costumava ser, e isso é bom.

Para começo de conversa, você já sabe que não precisa esperar nas filas para participar da Black Friday. A maioria dos varejistas oferece as mesmas ofertas on-line, então por que acampar no shopping? E se você ainda acha que a Black Friday – ou a Cyber ​​Monday – é o único dia para boas ofertas, repense. Black Friday se tornou nada mais do que um marketing e há opções mais fáceis para encontrar pequenas pechinchas.

Black Friday não é o melhor dia para comprar

black friday

A Black Friday se tornou um evento, mas os analistas falam que a Black Friday está ficando “cinzenta”, pois já não tem um impacto tão grande na receita anual dos varejistas e o primeiro motivo é que as promoções já começam no início do mês – ou até antes. Lojas fazem promoções todo o mês de novembro e até em outros meses – o que transforma o Black Friday em apenas um nome gourmet para queima de estoque. Além o evento estar perdendo o sentido, muitas lojas ainda preferem investir nas promoções de Natal. Preços de brinquedos são mais baratos em meados de dezembro e roupas de verão são mais baratas no fim de semana antes do Natal. Você ainda pode encontrar excelentes promoções na Black Friday, mas muitas vezes encontra as mesmas promoções em outros dias e sem o mesmo estresse.

Claro, isso depende do que você está comprando também. Em novembro, em geral, as melhores ofertas são tevês e eletrônicos, mas essas ofertas continuam ao longo de dezembro. Isso não quer dizer que você não deva comprar uma tevê na Black Friday. Como Shane Roberts do Kinja Deals ressalta, é difícil generalizar os melhores meses para comprar coisas, porque há boas promoções durante o ano todo. Só não precisamos agendar a vida em torno desses dias de compras.

Se você realmente gosta de uma pechincha, comece a comprar mais cedo. Aqui no Brasil, o Submarino fez várias ofertas com web influenciadores em outubro, por exemplo – e foi quando aproveitei para adiantar alguns presentes de natal. Quanto mais cedo você começar a comprar – e a se preparar -, mais aproveita as ofertas, só precisa saber o que quer comprar e quanto está valendo no mercado atualmente.

Black Fraude

pegadinha do malandro

Esse assunto não é novidade, então vou direto ao ponto:

Polystation: Uma tevê de 55″ está à venda por R$ 500,00? Parece ótimo no início, até você descobrir que é de uma marca que ninguém nunca ouviu falar ou que ninguém quer porque já teve problemas antes. E ninguém quer um ótimo preço para uma péssima qualidade.

Brindes: Por um preço normal, você pode comprar uma nova câmera que vem com baterias extras, uma bolsa e um cartão SD, mas você só queria a câmera e agora está gastando uma centena de reais por alguns “brindes” que não queria e nem precisava.

Oportunidades: Uma tática clássica é fazer promoções relâmpagos ou oferecer cupons. Assim como ofertas com brindes, a intenção aqui é fazer você comprar mais sem que o preço corresponda à oferta. Qualquer loja tem um item encalhado que quer se livrar, mas você pode gastar o mesmo dinheiro comprando algo melhor.

Fraude: Aqui no Brasil, um dos golpes mais comuns é a metade do dobro ou até mesmo do triplo. Já trabalhei no comércio e já cansei de imprimir etiquetas de ofertas que mantinham o preço original, apenas acrescentando um preço menor e riscado ao lado – e nem precisava ser durante a Black Friday.

Como nós já estamos cansados de saber os problemas, aqui vão algumas soluções

black friday

Não vale a pena acampar para economizar pouco – até mesmo caçar ofertas on-line pode ser perda de tempo. Economizar é ótimo, mas seu tempo e energia também são importantes. Ao longo do ano, você precisa economizar o máximo de ambos para aproveitar os descontos sem cair na fraude. E, hoje em dia, há ferramentas que facilitam a busca de preços decentes, você não precisa passar horas investigando suas opções. Aqui estão algumas dicas para aproveitar os preços da Black Friday sem muito esforço

Antecipação: Use ferramentas de rastreamento de preços e verifique o histórico do produto. Algumas ferramentas informam o preço ao longo de anos, inclusive. Desta forma, você pode ver se o preço na Black Friday é realmente um desconto.

Fabricante: a CNET recomenda pesquisar direto no site do fabricante. Além de conferir quais varejistas estão manipulando os preços, você ainda pode encontrar a melhor oferta do produto que deseja.

Pacotão: Verifique o preço de cada um dos acessórios que estão sendo oferecidos no pacote. Talvez você encontre itens melhores e pelo mesmo preço comprando separadamente porque geralmente os varejistas incluem os itens de menor qualidade nesse tipo de oferta.

Alerta: Em vez de só esperar, faça uma lista de coisas que deseja comprar e acompanhe esses itens on-line. Você pode até se cadastrar em alguns rastreadores e receber emails com as ofertas dos produtos que selecionou.

Reembolsos: Mesmo se você perder uma promoção, algumas lojas ainda prometem reembolsar a diferença do preço num prazo de alguns dias ou até duas semanas, caso você compre um item e ele apareça por um preço menor depois.

Listas: Você provavelmente vai economizar muito mais dinheiro com os presentes fazendo uma lista que esteja dentro do seu orçamento e seguindo estritamente esta lista. Você pode perder uma oferta ou duas, mas estará melhor do que muitos consumidores que acumulam dívidas da Black Friday.

Ainda existem boas ofertas na Black Friday, mas a maioria não se limita a um único dia e os consumidores estão se tornando mais experientes, então não precisa gastar tempo ou esforço para aproveitar os descontos. Só precisa aprender a verificar as ofertas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s