AFINAL QUANTO EU DEVO GASTAR COM O MARKETING?

Uma pergunta feita por muitos empresários é quanto do seu orçamento deve ser destinado para o investimento em Marketing. O primeiro ponto a ser analisado antes de responder esta pergunta é o plano de Marketing da empresa. Para que se possa destinar verbas para o Marketing, antes deve-se estruturar o que será feito no período. O plano deve contemplar ações em duas frentes: O Marketing Institucional e o Marketing Promocional.

No Marketing Institucional, estão as ações voltadas para o reconhecimento e fortalecimento de sua marca. Dentro do Marketing Institucional esta comtemplado a criação de toda a identidade visual da empresa, criação do website, mídias digitais e papelaria (cartões de visita, folders, cardápio etc.), além de trabalhar a imagem da empresa. O valor de investimento no Marketing Institucional é maior quando uma empresa está sendo lançada no mercado, visto que o esforço para tornar a marca reconhecida deve ser maior. No geral, o valor destinado deve ser de 2% a 5% do faturamento bruto de pequenas e médias empresas.

No Marketing Promocional deve ser comtemplado um valor de investimento para divulgação das ações comerciais da empresa. O percentual de investimento tende a variar muito de acordo com o segmento da empresa. O importante é fazer um bom planejamento de Marketing comtemplando um calendário de ações comerciais e projetando quanto se deve gastar em cada ação. Grandes empresas chegam a investir cerca de 10% do seu faturamento. De forma geral, o investimento de 3% a 7% do faturamento bruto pode ser considerado um bom número.

A grande diferença entre o Marketing Promocional e o Marketing Institucional é que o primeiro tem data e hora certa para começar e acabar, demandando um investimento especifico, enquanto o segundo precisa de um investimento constante. Exemplificando para ficar clara a diferença, trago a companhia área TAM: no primeiro anúncio, com o foco em Marketing Institucional, a empresa reforça seu compromisso com a pontualidade, uma das qualidades mais importantes para uma companhia área (o que está sendo divulgado aqui é a marca TAM); já no segundo exemplo, com o foco em Marketing Promocional, o que a empresa quer divulgar são seus voos para a cidade de João Pessoa, ou seja um produto.

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Quando se pensa em orçamento para o Marketing, deve-se pensar estrategicamente nestes dois momentos, ambos importantes para a empresa, sendo um a curto prazo (Marketing Promocional) e outro a médio e longo prazo (Marketing Institucional). Um complementa o outro e ambos devem fazer parte do plano de Marketing da sua empresa.

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