Influenciadores têm alguma coisa a ver com a Economia Criativa?

O marketing de influenciadores pode parecer a última moda no mundo das mídias sociais, sendo especialmente atraente para pequenas empresas ou empreendedores independentes na indústria criativa devido ao seu menor custo, mas esse tipo de campanhas de marketing existe há mais tempo que o Facebook, YouTube e Instagram. Em vez de confiar em publicidade numa era em que smart tvs e ‘ad blockers’ são onipresentes, muitas empresas agora estão procurando pessoas que podem influenciar outras pessoas.

Por mais simples que seja o princípio básico, ainda existem muitas dúvidas. Quem se qualifica como influenciador? Até onde sua influência alcança? Como eles podem emitir o que é essencialmente uma mensagem de marketing sem receber a mesma rejeição que os anúncios tradicionais? Como devo pagar e qual é o valor real? E com todos esses canais disponíveis, qual ou quais devo escolher?

O marketing de influenciadores pode ser alavancado numa variedade de canais e mídias sociais. Quanto maior a base de fãs e alcance potencial do influenciador, maior lucro potencial.

alcance dos influenciadores

Siga o dinheiro: lucro por postagem do influenciador de acordo com a mídia social e quantidade de seguidores.

Nic Yeeles, CEO do peg.co – plataforma que conecta empresas e influenciadores – explica que os custos associados a este método de marketing podem variar dependendo dos fatores, incluindo audiência geral do influenciador, se ele é representado por um agente e até demanda atual de campanhas. Não se trata apenas de uma transação – entrar em contato diretamente com um influenciador e estimular seu interesse pode reduzir significativamente seus custos, por exemplo. No entanto, se você tem um ótimo produto e trabalha na esfera independente, não é incomum que alguns influenciadores adotem o seu produto porque eles adoram o que você faz.

Por exemplo, quando o jogo Stikbold! – vencedor do Game Jam – apresentou grande potencial, a equipe do Game Swing decidiu investir seu tempo e recursos no projeto. Eles perceberam antecipadamente que existe um desafio significativo em desenvolver e distribuir jogos e a chave para maximizar a receita potencial foi o marketing de influenciadores.

Com um orçamento limitado, eles decidiram que a publicidade convencional estava fora de questão. Então eles escolheram se concentrar na criação de uma comunidade em torno do jogo e investir no marketing de influenciadores. O plano de divulgação de marketing de influenciadores focou na ideia de que Stikbold! teria apenas uma versão, sem expansões ou DLCs. Todos os esforços foram concentrados em criar expectativa para a data de lançamento.

stickbold

A Game Swing surgiu com uma lista específica de influenciadores para entrar em contato, bem como um grupo mais amplo onde tentariam “ver no que que dá”. Procuraram pessoas que estavam interessadas neste tipo de jogo e tivessem uma audiência também interessada. Para Stikbold!, os influenciadores ideais eram o youtubers com conteúdo orientado para a família.

O contato foi iniciado por e-mail, Twitter e diretamente em eventos. Nos primeiros meses, poucos responderam, mas eles tiveram algum sucesso e distribuíram chaves de acesso dos alfas e betas adiantados, juntamente com o material de apresentação do jogo. Martin Pedersen, da Game Swing, diz que a peça-chave do marketing de influenciadores é que um trailer bonito não vale a pena, se você não usá-lo para chegar às pessoas.

A Game Swing obteve cerca de 1 resposta por cada 10 influenciadores contatados. O lado interessante nessa estratégia foi que ela continuou dando frutos. Alguns influenciadores que não responderam acabaram promovendo o jogo em seus canais depois do lançamento.

follow

Para rastrear o desempenho da campanha, a Game Swing usou:

Twitter: como uma ferramenta de medição de aprovação de audiência (ou seja, contando as menções que o jogo ou a empresa receberam e monitorando consultas de entrada para chaves dos teste);

Análise de sites (Google Analytics): para acompanhar o número de pessoas que chegaram ao seu site e clicaram para comprar;

O relatório de vendas dos distribuidores depois do lançamento: para medir as vendas. Sony, Xbox e Steam só fornecem relatórios semanais onde todos os números de vendas são coligados e os relatórios de vendas são divulgados depois que o jogo foi publicado.

influenciador digital

Mas os esforços foram recompensados. PewDiePie, o maior youtuber do mundo, jogou o game em seu canal e isso provou ser um importante marco: durante as duas semanas seguintes, Stikbold! foi assunto na internet. Isso criou um efeito de cauda longa para a campanha de marketing de influenciadores, pois as pessoas que tinham visto o vídeo do PewDiePie solicitaram chaves de teste e promoveram o jogo. Hoje, o vídeo do PewDiePie jogando Stikbold! já passou de 3 milhões de visualizações no YouTube.

A lição aqui é que alcançar um grande influenciador, como PewDiePie, foi fundamental para atrair vários outros influenciadores internacionais e todo um conjunto de outras publicadoras, que se interessaram no jogo sem a equipe nem precisar contactá-los.

Quanto aos custos, o investimento de marketing de influenciadores da Game Swing foi o tempo, e não recursos financeiros. Eles atribuem isso, em parte, à sorte e ter um conceito honesto com uma ótima história e design. O mais importante foi que eles conseguiram identificar as pessoas certas para abordar e que conseguiram transmitir a paixão genuína por seu jogo.

Se você leu até aqui, parabéns, chegou ao final do artigo! Obrigado por ler! Por favor, diga suas opiniões nos comentários e recomende e compartilhe nas redes sociais!

 

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