A tecnologia 4K mudará as Indústrias Criativas em 2018 – esteja preparado!

O 4K está deixando de ser uma tecnologia experimental para se tornar mainstream desde setembro, com dois anúncios da Apple. Primeiro, a Apple começou a lançar conteúdo HDR 4K no iTunes no meio do mês, nos EUA e em outros países. Então, uma semana depois, anunciou uma atualização importante para a Apple TV, apresentando o suporte ao 4K e alto alcance dinâmico – HDR – pela primeira vez.

Juntamente com aplicativos compatíveis com 4K do Netflix e Amazon Prime, os consumidores agora têm uma série de opções acessíveis para transmitir conteúdo 4K para suas smart tvs. Mas 4K não é apenas sobre filmes e séries. Agora notebooks, tablets e até mesmo smartphones têm telas em 4K, e os consumidores estarão sempre esperando que todos os seus conteúdos multimídia estejam disponíveis em alta resolução.

E que isso significa para os designers e agências criativas a partir de 2018? Basicamente quê…

4K se tornará a norma para vídeos

glow netflix

Pode parecer que acabamos de nos acostumar com o HD, mas o 4K se tornará a norma para vídeos em 2018, quer se trate de filmes, programas de tevê, comerciais ou campanhas de redes sociais. Com o público cada vez mais capaz de filmar em 4K nos smartphones, eles certamente não aceitarão nada menos dos profissionais.

E não há exceções. Por exemplo, quando pediram à Shynola para produzir a abertura da série GLOW da Netflix – um drama inspirado num programa de tevê dos anos 80 -, foi solicitado uma sequência “que pareça ser em 4K, mas também possa ter vindo diretamente do show original”.

Quando até mesmo algo que se propõe parecer propositalmente antigo tem que estar em 4K, é um sinal claro de que isso se tornou o padrão da indústria.

As telas maiores proporcionam mais oportunidades de inovação

Antes, um vídeo numa tela grande deixava tudo desfocado. Com o 4K, é possível mostrar imagens nítidas em telas maiores, e a indústria está se aproveitando disso rapidamente.

Um exemplo é a amostra da Samsung na IFA Berlin de 2017, com algumas das melhores obras de arte do mundo exibidas em telas 4K. Outro exemplo é a forma como McCann e a Framestore levaram um grupo de crianças numa “viagem de campo para Marte”, basicamente transformando um ônibus inteiro em realidade virtual – RV.

Como você pode ver no vídeo acima, eles fizeram isso criando cenas do Planeta Vermelho no Unreal Engine 4, numa “área” de 400 km². Eles então renderizaram isso em tempo real no ônibus usando uma combinação de um GPS, acelerômetro, magnetômetro e velocímetro eletrônico. Por fim, eles usaram telas de resolução 4K de 84 polegadas, respaldadas por uma camada de filme comutável, transmitindo imagens de RV para o vidro.

Os outdoors vão parecer algo de Blade Runner ou Ghost in the Shell

Piccadilly Lights Londres

Se você acha que telas de 84 polegadas são grandes, espere até a próxima renovação da Piccadilly Lights – o icônico espaço publicitário no centro de Londres.

A nova tela de 790 m² será a maior da Europa e será vinculada a uma rede Wi-Fi de alta velocidade, dando às marcas uma maneira fácil de exibir conteúdo de 4K, incluindo transmissão de vídeo ao vivo e feeds de mídia social em tempo real.

E não são apenas londrinos que se beneficiarão com a publicidade em tela gigante de 4K. A empresa de publicidade JCDecaux, por exemplo, anunciou que está atualizando seus outdoors digitais em todo o Reino Unido para 4K.

As mídias sociais também usarão 4K

mídia social 4k

Nos últimos dois anos, o Twitter e o Facebook fizeram grandes atualizações para vídeos. O CEO do Twitter, Jack Dorsey, tentou reinventar a rede social como uma plataforma de vídeo, incluindo ofertas para transmitir jogos do NFL na noite de quinta-feira. Enquanto isso, o Facebook duplicou a sua estratégia do Facebook Live, financiando seus próprios shows e exclusividades com parceiros.

O 4K está se tornando uma arma cada vez mais importante nesta batalha, mais notavelmente mostrada no anúncio do Facebook em julho, que agora você pode transmitir vídeos de 360 ​​graus ao vivo no Facebook em resolução 4K. Isso tudo junto do The Live 360 Ready Program, uma lista de soluções de software e câmeras de 360 ​​graus verificadas pelo Facebook.

Em breve, não será só Netflix e Amazon que dominarão o 4k nos navegadores.

Os sites precisarão estar preparados 4K

sites 4k

À medida que mais e mais pessoas começam a visualizar sites em telas de 4K, desde smartphones a notebooks e até smart tvs, os web designers terão de garantir que seus projetos se adaptem de forma adequada a esses dispositivos.

Isso significa basicamente incluir resolução não só nos sites, mas também suporte para propagandas em 4k, através de imagens vetoriais sempre que possível. Mas também há outras preocupações relacionadas a coisas como maior largura de tela.

4K vencerá o jogo

videogame 4k

Jogos em 4K já são uma realidade no PC há algum tempo para aqueles com um monitor 4K e um computador poderoso, equipado com as mais recentes placas gráficas Nvidia GeForce GTX 10 e AMD Radeon RX Vega. Mas, em 2018, o 4K dominará os consoles.

A Sony esteve na vanguarda desta revolução com o PS4 Pro, lançado em novembro de 2016. Embora não seja exatamente 4K, o videogame usa uma forma inteligente de escalonamento para criar imagens 4K. Mas tudo isso em breve será eclipsado pelo lançamento do Xbox One X, que permitirá que os jogos sejam renderizados com uma verdadeira resolução de 4K.

Marketing 4K exigirá soluções criativas

Como vender o 4K para um público que acabou de se acostumar com o 1080p? Enquanto o salto do VHS para o DVD, por exemplo, foi bastante revolucionário, o movimento de HD para 4K é um pouco mais evolutivo, então é necessário muita criatividade e imaginação para vender os benefícios das demandas caras de tecnologia 4K.

Uma abordagem interessante pode ser vista no anúncio explosivo para o Xbox One X, que deixou os jogadores babando na E3 este ano. Criado pelo Ayzenberg Group, ele começa se concentrando na tecnologia atual dentro do console, então vemos esses componentes se transformarem em pixels luminosos, que se combinam gradualmente para mergulhar o jogador num mundo virtual. Cativa, não importa em qual tipo de tela em que você veja.

Precisamos começar a pensar em 8K

câmera 4k

Enquanto 4K já entrou no mainstream, as coisas não vão parar por aí. A próxima etapa da resolução é o 8K, o padrão de definição mais alta da atualidade.

O UHD de 8K tem duas vezes a resolução horizontal e vertical do UHD 4K, com quatro vezes mais pixels, ou 16 vezes mais pixels que o Full HD.

Apesar das câmeras 8K serem bem raras no momento, elas provavelmente se tornarão cada vez mais acessíveis, com a Sony revelando sua primeira câmera de 8K, a UHC-8300, no IBC 2017. É melhor irmos nos preparando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s