INFLUENCERS MARKETING – VOCÊ JÁ PENSOU NISTO?

Antes do bum da internet, era considerado um formador de opinião somente um grupo de artistas e jornalistas que ditavam a moda. Escolhidos pela mídia e pelos meios de comunicação tradicionais (jornais, rádio, televisão e cinema), eles determinavam o que era tendência e influenciavam o comportamento de compra das pessoas.

A partir da popularização da internet, esta realidade mudou e a forma de se escolher quem era ou não um influenciador passou a depender das próprias pessoas e não mais dos veículos. Desta forma surgiram as celebridades da Web, se destacando pela produção de conteúdo relevante para as redes sociais atingindo um número enorme de seguidores. Essa popularidade de pessoas comuns passou a ser aproveitada nas estratégias de marketing das empresas.

Hoje, o Influencer Marketing é uma ação contemplada em praticamente todos os planos de mídia feito pelas empresas, o que varia é a relevância (quantidade e nicho de seguidores) que cada um tem. As marcas estão utilizando desta estratégia principalmente para combater o bloqueio às peças publicitárias utilizado por muitos usuários e dar um brilho criativo para as ações de comunicação, utilizando principalmente conteúdo em vídeo, que é uma tendência cada vez mais forte no mercado.

Entretanto antes da escolha de um influencer para sua marca, existem cuidados que devem ser tomados, afinal esta pessoa vai ser o porta-voz da sua empresa para seus seguidores.

  • Ter afinidade com o seu público-alvo – É muito importante que seu influenciador tenha afinidade com o produto que vai promover, quanto maior afinidade com seu produto mais, ele será aceito pelos seguidores do influenciador.
  • Seguidores reais – Um verdadeiro influenciador é seguido pelo menos pelo dobro de pessoas que ele segue, e na maioria dos casos, por muito mais que isto. Além disto, o engajamento dos seus seguidores deve ser levado em consideração.
  • Contratar um influenciador é aceitar seu passado e presente – É importante ficar claro que você esta contratando uma pessoa, faça uma pesquisa criteriosa a respeito do que ele ou ela já fez em seu passado e veja se, de alguma forma, pode prejudicar a imagem da marca.

Estamos vivendo a era do Influencers Marketing, por isso é necessário a marca incluir em sua estratégia de comunicação ações com estas pessoas, principalmente pelo motivo que a recomendação de produtos feita por pessoas para pessoas está em alta, o desgaste que as marcas enfrentam com as propagandas é alto e os consumidores estão dando mais relevância a recomendações de pessoas que elas conhecem ou se identificam.

Concluindo, incluir a estratégia de inluencer digital é muito importante, entretanto deve-se tomar certos cuidados para uma escolha assertiva. A utilização como estratégia é uma forte tendência do mercado para 2018 e você não deve ficar fora dela.

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