Os 5 ‘s’ como pilares do bom ambiente empresarial

         No Japão, há uma prática comum no setor educacional que chama a atenção de todos que dela tomam conhecimento. Nas escolas japonesas, os alunos não estudam apenas as disciplinas da grade curricular, mas também aprendem a cuidar e organizar o ambiente escolar. Os estudantes japoneses fazem as suas refeições – merenda e almoço – no interior das salas de aula, pois não existem refeitórios. O objetivo de não existir refeitórios é o de exigir que os estudantes organizem as salas de aula e as mantenham limpas após as refeições. Naquelas escolas, os alunos são divididos em grupos, e cada um é responsável por lavar o que foi usado na refeição e pela limpeza da sala de aula, dos corredores, das escadas e dos banheiros num sistema de rodízio coordenado pelos professores.

         No Brasil, ou em países com cultura semelhante ao nosso, isso poderia revelar um abuso do sistema educacional. Entretanto, o objetivo dos japoneses é que as crianças já adquiram a cultura da organização e disciplina em suas vidas desde a infância. Trabalhar em um ambiente organizado leva à harmonia. E no ambiente empresarial isso também funciona muito bem. Assim, uma empresa que não tem a devida organização de seu ambiente, torna-se desarmônica e pode ir à bancarrota. Logo, manter o ambiente de trabalho limpo, com os seus produtos, mercadorias, matérias-primas e insumos industriais identificados por etiquetas ou outros meios, inventariar os móveis e utensílios da empresa, entre outras medidas, são algumas ações que levam à organização e disciplina para a sua empresa.

         Neste sentido, pode-se posicionar a organização e a disciplina como os pilares para um bom negócio, chegando a serem considerados como indispensáveis para a positividade de um ambiente, tal como os locais que têm a influência do Feng Shui, que considera que a disposição dos itens em determinado ambiente pode favorecer para atrair energia positiva ao lugar. Verifica-se que alguns empresários alegam dificuldade de alavancar os seus negócios no Brasil, mas, quando o interior de suas empresas é analisado, uma constatação salta aos olhos: apresentam cenários de desorganização e/ou indisciplina. Logo, assim como na sua casa, a sua empresa deve ter uma adequada organização e uma disciplina impecável para que tanto a sua vida pessoal quanto profissional, no mundo empreendedor, possam obter a harmonia necessária para que você logre o êxito esperado.

         Pense nisso e se organize!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s