O ESTOQUE E O ESCRITÓRIO DE SUA EMPRESA ESTÃO NOS DEVIDOS LUGARES?

Muitos empreendedores brasileiros, especialmente os de micro e pequeno portes, não tem por hábito separar o espaço físico de suas empresas – seja na produção industrial, no varejo ou no atacado – de seus escritórios de trabalho. Isso revela um problema de estrutura e eficiência na gestão do negócio. A referida segregação é fundamental, porquanto o empreendedor necessita de um espaço em que irá realizar as suas tarefas de gestão e estimular a sua criatividade para novos produtos, ideias e negócios. É muito comum verificar a inexistência do escritório do empreendedor em lojas de varejo, por exemplo, em que o gestor realiza as suas atividades no próprio ambiente daquela loja.

Seguindo assim, a produtividade e o controle do negócio serão prejudicados, vez que o empreendedor não consegue um tempo para analisar e reavaliar os custos de sua atividade, criar novas estratégias, conhecer o que seus concorrentes estão fazendo, realizar reuniões, entre outras importantes tarefas que deve ter à frente da gestão de um negócio. É de suma importância, portanto, criar um ambiente em que o empreendedor e os demais integrantes do negócio, que participem da tomada de decisões, possam dialogar e trocar ideias e críticas sobre a empresa com o objetivo de progredir e consertar as possíveis falhas de controle interno, de sistema de vendas ou de compras, de comunicação interna e externa, etc.

No mesmo sentido, é muito relevante manter o estoque organizado e categorizado, devendo, também, ficar separado do ambiente de vendas da loja. O estoque não pode ficar no mesmo local em que se encontram os produtos à venda. Não é difícil encontrarmos algumas lojas que mantêm as mercadorias à venda expostas em araras ou prateleiras que estão ao alcance do cliente, e manter em prateleiras ou armários mais suspensos as mercadorias que estão estocadas. O vendedor quando está fazendo uma venda, acaba expondo o conteúdo do estoque, caso tenha que acessá-lo durante a venda. Da mesma forma, após a venda, ele deverá dispender de tempo para reorganizar o estoque com as mercadorias retiradas em razão do atendimento feito ao cliente anterior. Logo, não é aconselhável manter o estoque no mesmo local em que se encontram as mercadorias que estão expostas à venda, especialmente, se a sua empresa tiver uma grande rotatividade de clientes em seu interior, porquanto os vendedores não terão tempo hábil de reorganizar o estoque entre uma venda e outra.

Além de o estoque merecer um ambiente separado do salão de vendas, ele também deve ser organizado por tipo ou categoria de produto de modo a facilitar a sua localização pelo estoquista ou pelo vendedor, gerando mais agilidade aos negócios. Na mesma linha, é importante destacar a necessidade de organização e categorização do estoque para fins de controle. É altamente recomendável a realização do inventário do estoque, ao menos uma vez por mês (podendo ser quinzenal ou semanal, a depender do fluxo de entrada e saída de produtos), para que se mantenha o controle da quantidade de produtos que a empresa possui. Tal informação é útil para o responsável pelas compras, pois saberá quais são os produtos mais vendidos (para que possa adquirir mais quantidades) e os menos vendidos (para que compre em menor quantidade ou os substitua por outros que vendam mais). Por fim, o controle do estoque também evita o furto e o desvio de produtos por funcionários com más intenções. Então, o empreendedor que pretende ter um negócio organizado, controlado e de sucesso não pode abrir mão de ter um espaço para lhe servir de escritório de negócios e outro para atender ao seu estoque.

Um grande abraço e bons negócios!

 

Instagram: @barraganempreendedor

Facebook: Barragan Empreendedor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s