FACEBOOK EM CRISE?

Na última semana, a rede social Facebook anunciou que irá fazer uma alteração no algorítimo do Feed de Noticias de todos os seus usuários. Após esta modificação, os posts de familiares e amigos serão vistos com uma frequência bem maior do que o conteúdo de empresas e sites de mídia. Com esta medida, as receitas do Facebook irão cair.

Mark Zuckerberg , fundador do Facebook, publicou no seu perfil o anúncio da mudança:

“Construímos o Facebook para ajudar as pessoas a ficarem conectadas e nos aproximar das pessoas que são importantes para nós”, escreveu Zuckerberg. “Mas, recentemente, obtivemos feedback de nossa comunidade de que publicações publicas por empresas, marcas e meios de comunicação estão excluindo os momentos pessoais que nos conectam mais uns com os outros.”

Isto marca uma grande mudança no algorítimo do Facebook, que foi construído para priorizar o engajamento acima das demais considerações. Entretanto esta estratégia vem recebendo muitas criticas. Podemos dizer que o Facebook está em uma espécie de crise.

Zuckerberg pode ter percebido que sua plataforma, superlotada de anunciantes, não é abrangente o suficiente para transformar as pessoas em telespectadores em um mundo virtual. Esta mudança certamente foi pensada cuidadosamente com os gerentes de produtos, após verificarem que os usuários que abandonam as mídias sociais não são susceptíveis de retornar, portanto reduzir a dose de anúncios (mesmo que isso represente uma perda financeira) mantém o “viciado” por mais tempo na plataforma, consumindo o feed.

o4rq2kbnxh5-3gjhk0xhfsxqqyn6cokocjd9gv3rykbw8czdzxwa0gbgaroesdf96etidup6itunjedo5xl_gmp0sb37

E agora, você que tem uma Fanpage, o que vai fazer? Se o conteúdo da sua página já tinha uma baixa visibilidade, mesmo quando você impulsionava ela, provavelmente este engajamento irá cair ainda mais. Qual a solução?

Cada vez mais é necessário relembrar o básico de uma rede social: as pessoas estão nela para fazer relacionamento, criar vínculos. A forma de comercializar produtos mudou, sua estratégia deve ser de gerar conteúdo de relevância para seu público e, somente após ter a confiança dele, se mostrar como a empresa que traz a solução do que ele procura e quando ele procura, não mais quando você/empresa quer. Outro ponto é reforçar sua estratégia de ‘stories’, com a mudança, os vídeos ficam cada vez mais fortalecidos.

As marcas precisam entender que o algorítimo sempre muda justamente para deixar o Facebook atrativo para os usuários. Os estrategistas ganham com esta mudança, pois será necessário cada vez mais uma estratégia por trás das postagens. Publicar por publicar é decretar a morte da sua Fanpage.

Patrocinar post já era importante e agora é fundamental para sobrevivência. Você não vai sobreviver somente com o engajamento orgânico – sem verba de impulsionamento. O Facebook é uma “mídia social”, portanto é necessário colocar dinheiro para ter resultados.

Estabeleça um cronograma de postagens, envolva seu público com conteúdo relevante, crie ‘lives’ e, principalmente, separe uma grana para investir em posts patrocinados. Mudanças sempre ocorrerão, cabe a você se adaptar a elas e mudar os planos de acordo com o novo rumo das coisas.

Fonte: https://qz.com/1179094/facebook-fb-is-using-an-old-drug-dealer-tactic-to-keep-its-users-hooked-to-news-feed/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s