Os 14 princípios de liderança da Amazon

A quarta maior empresa do mundo orienta seus gestores a seguirem um credo de 14 princípios de liderança, apoiados nas crenças e valores do seu fundador, Jeff Bezos, um dos empreendedores mais rico do planeta.

Uma das empresas mais centradas no cliente do mundo, com uma valorização de mercado extrordinária (registrou crescimento de 41% em 2016), ícone principal de empresa totalmente virtual, constante inovadora de produtos e processos, como o leitor tablet digital, a Amazon possui um conjunto de princípios de liderança que a impulsionaram a estar entre as 5 maiores empresas do mundo.

Uma empresa que não se cansa de se reinventar e de surprender o mercado com suas inovações, jogadas estratégicas e lances surpreendentes de marketing, tem valor estimado de mais de 3 trilhões de dólares, segundo a Forbes.

O fundador da Amazon, o bilionário Jeff Bezos, o terceiro homem mais rico do mundo, considerado pela Harvard Business Review como o mais bem sucedido CEO vivo atualmente, resume o sucesso da empresa em três idéias básicas: pensar no longo prazo, colocar o cliente no centro do universo da empresa e inventar continuamente.

Nós acreditamos que boa parte do sucesso da Amazon resulta da sólida cultura organizacional baseada em princípios e valores vigorosos, claros e compartilhados e diretrizes de liderança intensivamente difundidas em um modelo idealizado por Bezos que envolve 14 princípios.

Esses princípios são apresentados a seguir:

1. Obsessão pelo cliente:
comece com o cliente e trabalhe para trás, no sentido dos processos e atividades para gerar encantamento.
Trabalhe vigorosamente para ganhar e manter a confiança do cliente.
Preste atenção aos concorrentes, mas continue obsessivamente focado nos clientes.

2. Propriedade:
Pense e aja como um proprietário do negócio, focando a longo e curto prazo, não sacrificando o valor de longo prazo por resultados de curto prazo.
Aja em nome de toda a empresa, não apenas para sua equipe; nunca diga “esse trabalho ou tarefa não é meu”.

3. Invenção e simplificação:
espere e exija inovação e invenção de sua equipe e sempre encontre maneiras de simplificar as coisas;
seja consciente do que acontece a sua volta, sempre procure nova idéias de diversos lados e não se deixe limitar por crenças do tipo “não inventado aqui”.

4. Os líderes estão certos:
Tenha um senso de juizo embasado e bons instintos;
Procure observar as situações sob diversas perspectivas e trabalhe para desconfirmar (isto mesmo não confirmar) suas crenças.

5. Frugalidade:
Realize mais com menos.
As restrições geram engenhosidade, auto-suficiência e invenção.
Não existem bonus extras para o aumento de colaboradores, tamanho do orçamento ou despesas fixas

6. Contrate e desenvolva os melhores:
aumente o patamar de desempenho com cada contratação e promoção; reconheça talentos excepcionais e mova-os conforme suas vontades por toda a organização;
desenvolva novos líderes e leve a sério o seu papel como coaching de outros talentos.

7. Conquiste confiança:
ouça atentamente, fale com franqueza e trate os outros respeitosamente.
Seja vocalmente autocrítico, mesmo quando isso pareça incomodo ou embaraçoso;
Os líderes não acreditam que seu corpo ou os corpos da equipe exalem perfume; compare-se a si próprio e a sua equipe contra o que há de melhor no mercado.

8. Insista nos mais elevados padrões:
Tenha padrões implacavelmente elevados – muitos podem pensar que esses padrões são irrazoavelmente altos, você está continuamente aumentando a barra e conduzindo seu time para oferecer produtos, serviços e processos de alta qualidade; os defeitos não são enviados adiante na linha de operações e os problemas são corrigidos para que permaneçam consertados.

9. Foco na ação:
A velocidade importa nos negócios.
Muitas decisões e ações são reversíveis e não precisam de estudo extensivo. Nós valorizamos a tomada de risco calculada.

10. Aprenda e seja curioso:
Você nunca acaba de aprender e sempre procura melhorar;
Tenha sempre curiosidade sobre novas possibilidades e aja para explorá-las;

11. Tem espinha dorsal. Discorde e se comprometa.
Desafie respeitosamente as decisões quando você discorda, mesmo quando fazer isso seja incômodo ou cansativo; tenha convicção e seja tenaz; não fique comprometido pelo pretexto de coesão grupal; Uma vez que uma decisão é determinada, comprometa-se com ela.

12. Mergulhe fundo:
opere em todos os níveis, mantenha-se conectado aos detalhes, faça auditoria com freqüência e seja cético quando métricas e relatos diferem.
Nenhuma tarefa está abaixo de você.

13. Pense grande:
pensar pequeno é uma profecia auto-realizável.
Crie e comunique uma direção ousada que inspire resultados.
Pense de forma diferente e olhe em volta e em todos os cantos para obter maneiras melhores de servir os clientes.

14. Entregue resultados:
concentre-se nos inputs chave para o seu negócio e entregue com a melhor qualidade e em tempo hábil; apesar dos contratempos, levante-se diante da situação e nunca desista.

Como você pode ver, esses princípios funcionam como valores e diretrizes essenciais que orientam o comportamento gerencial dos líderes de diversos níveis administrativos dentro da Amazon. E eles podem perfeitamente servir de inspiração para outras empresas, como a sua.


Fonte: 
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/os-14-principios-de-lideranca-da-amazon/107559/

Sobre o Autor: Marco Morsch
Marco Aurélio Morsch é professor, mestre em administração de empresas, consultor e palestrante. Formado em Direito pela UFRGS e Master em Tecnologia Educacional pela FAAP, é coautor dos livros “Comportamento do Consumidor: Conceitos e Casos” (Pearson, 2005) e “Marketing Estratégico” (DVS Editora, 2004). Atualmente é professor nos Cursos de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou como executivo e gestor em diversas empresas tais como Caixa, NET Serviços e Campos Advocacia Empresarial. Foi professor da FAAP por 19 anos, onde coordenou o Curso de Pós Graduação em Marketing. Com mais de 20 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento de executivos, em 2006 fundou a Morsch Consultoria, empresa de treinamento, palestras e educação executiva.

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